Cão com vitiligo vai ajudar crianças com a mesma doença a lidar com preconceito


Rowdy é um labrador cheio de histórias para contar. Com 14 anos, ele já sobreviveu a um envenenamento acidental com água contaminada e até a um tiro, quando a polícia o confundiu com um ladrão. Mas ele se tornou uma celebridade quando foi diagnosticado com uma doença: vitiligo. Em 2015, os donos de Rowdy descobriram a doença após manchas brancas aparecerem ao redor dos olhos do animal. A cor da pele de Rowdy começou a mudar há cerca de um ano. Niki e Tim Umbenhowe eram até parados nas ruas por curiosos que queriam saber o que havia acontecido com Rowdi.



Rowdy tem 14 anos e tem vitiligo
Rowdy tem 14 anos e tem vitiligo Foto: Stay Pets/Carter News
"Todos adoram parar para nos perguntar o que fizemos com ele ou se o pintamos", disse Tim à KPTV.
Por causa de sua condição, Rowdy foi nomeado representante para crianças com vitiligo da Fundação de Pesquisas Vitiligo americano (AVRF). Agora, ele vai ajudar crianças a lidar com o bullying e o preconceito.
"Eu acho que é ótimo que ele pode ajudar a sensibilizar e educar as pessoas sobre o vitiligo", disse Niki em entrevista ao jornal Daily Mail.
Rowdy foi diagnosticado com vitiligo há um ano
Rowdy foi diagnosticado com vitiligo há um ano Foto: Reprodução/Facebook
Fundadora da AVRF, Stella Pavlides, acredita que o animal vai ensinar às crianças que não há problemas em ser diferente.
"As crianças vão adorar Rowdy. Ele vai ajudá-los a se sentir bem sobre a condição. A fundação apóia encontrar uma cura através de uma alternativa aos ensaios em animais, por isso é ótimo ter Rowdy a bordo."
Rowdy virou celebridade online e vai ajudar crianças com a mesma doença
Rowdy virou celebridade online e vai ajudar crianças com a mesma doença Foto: Reprodução/Facebook
Apesar de causar a perda de pigmentos, o vitiligo não é uma doença grave. Os donos de Rowdy fazem acompanhamento com o veterinário do animal, que continua esbanjando charme com suas manchinhas nas ruas e na internet
Com informações do Jornal Extra
Compartilhe nas redes sociais: Facebook Twitter Google+